Consultoria Fiscal: Como verificar o ROI desse investimento

A falta de informação custa caro, principalmente para quem tem uma pequena ou microempresa. O desconhecimento de regras fiscais pode acarretar sérios danos para a saúde financeira do empreendimento e, em casos mais graves, pode até mesmo custar sua sobrevivência no mercado, já que deixar de pagar algum tributo ou estar desorganizado com os números da casa acarreta multas, juros e outras sérias implicações.

Se termos como demonstrativos de fluxo de caixa, folha de pagamento, controle do ativo imobilizado dos custos e demonstração do resultado do exercício soam como grego para você, é sinal de que já é hora de entender o que uma consultoria fiscal pode fazer pelo seu empreendimento e por que o retorno desse investimento é garantido. Confira!

Por que o empresário não deve solucionar as questões fiscais sozinho?

Tributos mal calculados podem mascarar os custos de produção, o que, por sua vez, acaba interferindo na real precificação de seu produto ou serviço. O efeito bola de neve se estende ao fato de que alguns credores podem exigir uma análise detalhada dos demonstrativos financeiros da empresa para conceder empréstimos, de modo que a desorganização desses documentos afeta consideralvelmente possíveis planos de expansão.

Que vantagens a consultoria fiscal pode oferecer?

O primeiro impacto a ser considerado é sentido diretamente no bolso. Fica mais barato contratar uma consultoria na área tributária do que ter um profissional alocado na empresa para fazer o trabalho, haja vista o peso dos encargos trabalhistas. Mas os motivos vão muito além disso:

  • É possível otimizar suas operações;
  • reduzir custos;
  • gerenciar pessoas;
  • e manter o foco do negócio em sua área de atividade.

Todas essas ações garantem um maior retorno do capital investido (ROI) e abrem possibilidades para novos investimentos na empresa.

Como calcular o ROI?

Você já sabe que a consultoria fiscal certamente irá gerar benefícios para a sua empresa, mas, para ter certeza da eficiência dessa estratégia, é fundamental calcular o seu ROI. Veja, abaixo, como fazer esse cálculo da forma mais adequada:

Defina metas

Para se assegurar de que o investimento realmente surtiu o efeito esperado, é imprescindível fazer um planejamento, estabelecendo as metas a serem atingidas pela consultoria fiscal.

As economias resultantes desse processo podem ser geradas, por exemplo, pelos seguintes fatores:

  • Redução das multas decorrentes de erros nos pagamentos tributários;
  • recuperação do pagamento de impostos indevidos ou em duplicidade;
  • ou regulação de processos como fusão, cisão, aquisição ou venda da sociedade.

Calcule o lucro líquido da empresa

A fórmula para cálculo do ROI inclui o lucro líquido do seu negócio, portanto, antes de checar o retorno do seu investimento, é preciso saber o quanto sua empresa tem realmente lucrado. Para isso, você terá que subtrair todos os gastos do empreendimento do seu faturamento total durante determinado período (no caso, o período afetado pela consultoria).

Lembre-se ainda de que os gastos da empresa incluem tanto despesas variáveis quanto fixas, e todas devem constar no cálculo.

Passe à formula do ROI

Agora que você já conhece o seu lucro líquido, siga os passos abaixo para calcular o ROI da consultoria fiscal:

  1. Subtraia o valor investido do lucro líquido;
  2. divida o resultado pelo valor investido;
  3. pronto: o que resulta dessa divisão deve ser o ROI!

Esse é o valor que você adquiriu através do investimento na consultoria fiscal. Lembre-se de conferir se ele atingiu a meta esperada e não se esqueça de compartilhar conosco, nos comentários, se ficou com alguma dúvida e se o retorno sobre o investimento que você fez foi positivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *