Inovação e oportunidade nas grandes empresas: Como impulsioná-las?

Toda empresa que deseja se manter no mercado e ser líder em suas atividades precisa constantemente fazer autoavaliações e propor inovações para os processos falhos e obsoletos que estão em curso, seja em seu funcionamento interno ou no que é oferecido para seus parceiros e clientes.

Muitas empresas estão cientes dessas necessidades, mas não sabem como impulsionar inovações e oportunidades, perdendo, assim, grandes chances de crescer e acompanhar o mercado. Se você é empresário e deseja saber como levar esses processos a cabo, não deixe de ler nosso post:

Identifique os problemas e as oportunidades

O primeiro passo para impulsionar os processos de inovação e criação de oportunidades nas grandes empresas é justamente identificar em que setores há demanda por intervenções e necessidades a serem satisfeitas.

Criar inovações e oportunidades em setores que já estão funcionando a todo vapor seria desperdício de energia e recursos. O segredo, portanto, é justamente atender a carências e oferecer novas soluções para os processos que os necessitam. A questão é identificar os problemas dentro do funcionamento da própria empresa ou do próprio mercado em que o negócio já atua.

Recolha ideias

Depois de identificar os problemas, as carências e as falhas dentro dos processos internos da empresa, o próximo passo é o recolhimento de ideias para sua resolução, ou seja, o agrupamento da matéria bruta de todas as ideias que surgirem.

Diversas técnicas podem ser usadas nesse momento, como brainstormingdesign thinking, busca de referências já existentes, associação de referências, cópias modificadas, etc. Depois desse processo, as melhores ideias serão selecionadas, tendo como critério o caráter de inovação e o real atendimento das demandas que estavam em aberto.

Teste e aplique as ideias

Após a apresentação das ideias pelos seus criadores e a seleção das melhores alternativas pelos diretores e gestores das empresas, o próximo passo será o de teste e aplicação, inicialmente em um projeto piloto, antes de sua implementação real dentro do empreendimento ou para o público consumidor como um todo.

Emular as condições de aplicação dessas inovações ou mesmo testar com um público alvo selecionado é o principal modo de ver se essas ideias realmente funcionam na prática.

Premie as ideias selecionadas

Mesmo que as pessoas que forneceram suas possíveis soluções sejam membros da própria empresa, a premiação das ideias selecionadas e a comemoração de sua implementação é um modo de incentivo à participação efetiva dos funcionários nos processos da organização.

Conte com o apoio de serviços de consultoria e outsourcing

Se os gestores da empresa não se sentem seguros para tirar seus funcionários de suas funções habituais a fim de fazê-los criar e propor inovações, uma excelente possibilidade são as consultorias e os serviços de outsourcing.

Empresas especializadas podem fazer o diagnóstico das falhas e carências na empresa, sugerindo o que pode ser aperfeiçoado de modo a gerar novas oportunidades que refletirão, por exemplo, em ganhos financeiros, redução dos custos e melhorias da imagem diante do cliente.

Você está pronto para crescer e tornar sua empresa ainda mais competitiva no mercado? Inovações e oportunidades devem ser trabalhadas a todo tempo, por isso, não deixe de investir nesses processos. Não se esqueça de compartilhar conosco, nos comentários, suas dúvidas e experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *